segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Poppy Day

No dia 11 de Novembro celebra-se no Reino Unido o “Remembrance Day”, ou “Poppy Day”, já que em 1918, ás 11 horas do 11º dia do 11º més, foi assinado o Armistício que terminou o conflito da 1ª Guerra Mundial. No entanto, nesta data celebra-se nao só o final da Guerra Mundial, mas relembram-se também todos os militares e civis que tenham perdido a vida em qualquer conflito militar.

“Poppy” significa papoila, já que se diz que num dos campos de batalha nasceram papoilas após o final da 1ª Guerra. Assim, a papoila passou a ser um símbolo do final da Guerra (algo como o cravo é o símbolo do nosso 25 de Abril…).






Desde os primeiros dias de Novembro que se vé pessoas com papoilas de papel nas lapelas, a mostrar o seu apoio a uma instituicao de caridade que apoia militares e as suas famílias. Mas só no segundo domingo de Novembro, ás 11 da manha, é que percebi o que significavam as papoilas. Andava a passear numa loja quando de repente as luzes foram reduzidas e todas as pessoas se imobilizaram e calaram (na verdade, os ingleses nao sao pessoas de fazer muito barulho... mas o facto de toda a gente estar parada pareceu-me estranho). A M. e a irma só se aperceberam do que se estava a passar porque lhes chamei a atencao para o que parecia ser uma loja de estátuas! Passados dois minutos tudo voltou ao normal e fomo-nos informar sobre o que tinha acontecido. Explicaram-nos sobre o "Remembrance Day" e também que para além do 11 de Novembro, este é celebrado no segundo domingo de Novembro com dois minutos de siléncio.

Ás onze horas do dia onze do més onze de dois mil e nove estava a trabalhar. Como todas as pessoas á minha volta, fiz dois minutos de siléncio. Imaginei um mundo em que este tipo de celebracao nao exista...

1 comentário:

  1. Pois, esta é, minha filha, mais uma história das muitas que desconheço e me encantam.
    Não sei se nosso burgo, 2 minutos de silêncio não seriam impossiveis de registar , sem ouvir uma boca dum "alarve"" qualquer, daqueles que acham ter muita graça.Quando num estádio se faz um minuto de silêncio por alguém,é muito raro não se ouvir um grito ou uma "boca" vinda de um qualquer lugar...
    Mas tu fizeste 2+2 ...também não é preciso exagerar !!!
    Continua a contar tudo o que sabes nos vai surpreender...

    ResponderEliminar