No dia 11 de Novembro celebra-se no Reino Unido o “Remembrance Day”, ou “Poppy Day”, já que em 1918, ás 11 horas do 11º dia do 11º més, foi assinado o Armistício que terminou o conflito da 1ª Guerra Mundial. No entanto, nesta data celebra-se nao só o final da Guerra Mundial, mas relembram-se também todos os militares e civis que tenham perdido a vida em qualquer conflito militar.
“Poppy” significa papoila, já que se diz que num dos campos de batalha nasceram papoilas após o final da 1ª Guerra. Assim, a papoila passou a ser um símbolo do final da Guerra (algo como o cravo é o símbolo do nosso 25 de Abril…).

Desde os primeiros dias de Novembro que se vé pessoas com papoilas de papel nas lapelas, a mostrar o seu apoio a uma instituicao de caridade que apoia militares e as suas famílias. Mas só no segundo domingo de Novembro, ás 11 da manha, é que percebi o que significavam as papoilas. Andava a passear numa loja quando de repente as luzes foram reduzidas e todas as pessoas se imobilizaram e calaram (na verdade, os ingleses nao sao pessoas de fazer muito barulho... mas o facto de toda a gente estar parada pareceu-me estranho). A M. e a irma só se aperceberam do que se estava a passar porque lhes chamei a atencao para o que parecia ser uma loja de estátuas! Passados dois minutos tudo voltou ao normal e fomo-nos informar sobre o que tinha acontecido. Explicaram-nos sobre o "Remembrance Day" e também que para além do 11 de Novembro, este é celebrado no segundo domingo de Novembro com dois minutos de siléncio.
Ás onze horas do dia onze do més onze de dois mil e nove estava a trabalhar. Como todas as pessoas á minha volta, fiz dois minutos de siléncio. Imaginei um mundo em que este tipo de celebracao nao exista...