terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aventuras e desventuras num fim-de-semana prolongado

Tivemos por aqui muito recentemente um fim-de-semana de 4 dias: terca-feira 20 de Agosto foi o dia nacional (dia em que o S. Estevao, o primeiro rei húngaro, foi canonizado pelo papa em 1083) e o governo húngaro decidiu “oferecer” a segunda-feira também como dia feriado. Resolvi aproveitar esses dias para sair do país e ir visitar a minha amiga R. que vive em Graz (na vizinha Áustria) e usufruir do facto de haver comboio directo entre as nossas cidades (que demora 5 horas e 40 minutos... tempo suficiente para ler um livrinho!).

Depois de uma primeira tentativa falhada de apanhar o comboio no sábado a tarde (achava que o comboio era as 17:00 e afinal tinha já partido as 16:00...), lá parti no domingo de manhazinha, o que me permitiu descobrir que o metro de Budapeste está em funcionamento todos os dias a partir das 4:30!! Haveria talvez outras formas mais confortáveis de descobrir este facto...

O tempo que passei em Graz foi muito bem aproveitado: dois dias, dois Eiskaffee; alguns Manner; uma visita a um museu ao ar livre que permite aos visitantes verem e descobrirem casas típicas das várias regioes da Áustria, mostrando diversas profissoes e representando várias épocas (desde o século XVII); muitas palavras de alemao faladas e ouvidas; e claro, sempre um grande prazer rever a minha amiga R. e família :)

(Graz)

(Museu ao ar livre de Stubing)


O regresso a Budapeste na terca-feira de manha ainda me permitiu assistir a um fantástico fogo-de-artifício sobre o Danúbio nessa noite: foi extraordinário fazer parte de uma multidao de pessoas que nas margens do rio assistiram a 30 minutos de muita luz, explosoes, acompanhados por música e cheiro a pipocas dos foguetes!


E lembram-se da segunda-feira “oferecida” como feriado? Pois, para compensar esse dia tivemos de trabalhar no Sábado seguinte (mas muita gente acaba por tirar esse dia de férias). Afinal nao há mesmo almocos grátis!

2 comentários:

  1. Ja' sabemos ha' muito tempo q nao ha' almocos gratis...so' em casa de amigos e familiares ! Atencao aos horarios dos transportes hi hi. Jinhos. Renata

    ResponderEliminar
  2. És a verdadeira cidadã do MUNDO, mas sempre com Portugal no coração. Continua a enriquecer-te por esse mundo fora e mostrar como é a fibra das MULHERES portuguesas e principalmente da minha "imperatriz" ;)

    ResponderEliminar