sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Leituras de 2010

Que melhor forma de tentar reanimar este blog e motivar-me a voltar a escrever aqui do que falar sobre livros? Livros na sua maioria lidos no UK, portanto apropriados a este blog (e mesmo que nao o fossem, o blog é meu e escrevo sobre o que me apetecer :P).

Em termos de leituras e comparando com os últimos anos, 2010 foi um ano bastante bom! Para o facto contribuíram sugestoes de amigas leitoras e uma vida mais desafogada em termos de tempo livre!

Os Melhores lidos em 2010:
Atonement - de Ian McEwan
Nothing to Envy - Barbara Demick
When you Reach Me - Rebecca Stead
The Kite Runner - Khaled Husseini
Sea of Poppies - Amitav Ghosh

Mencao honrosa:
Three Men in a Boat - Jerome K. Jerome merece uma mencao honrosa porque nunca pensei que viesse a gostar tanto do livro, um clássico cuja história ainda por cima se desenrola na regiao onde moro!

Melhores por autores portugueses:
Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto - Mário de Carvalho
O Crime do Padre Amaro - Eca de Queiróz

E ainda cativantes:
The Forgotten Garden - Kate Morton
Heart and Soul - Maeve Binchy
The Help - Kathryn Stockett
The Time Traveller's Wife - Audrey Niffenegger
Garden Spells - Sarah Addison Allen

The House at Riverton da Kate Morton foi possivelmente a decepcao do ano. O livro nao é muito mau, mas acho que nesta altura o tema de "um segredo na família" já está bastante batido (ou entao sou eu que ultimamente tenho lido bastante sobre esta temática) e nao me parece que o livro traga nada de novo. Nao me consegui identificar com as personagens, por isso tenho andado a ler devagar este livro nos últimos meses do ano. O livro perdeu também o pouco encanto que tinha quando comecei a ler o Atonement, que se passa quase na mesma altura, mas é muito muito melhor, com personagens muito mais bem caracterizadas e uma história bastante mais envolvente!

Que 2011 traga mais bons livros! E alguns desejos realizados, para mim, para os "meus" e para os "vossos":)

2 comentários:

  1. Oi. Pois parece que livros são sempre um bom tema apesar de eu não andar na melhor forma!! :o)
    Tem sido difícil agarrar num livro que "me tire o sono" de tanto entusiasmo para o ler. O crime do Padre Amaro é um clássico que também li, recentemente, interessante e sempre actual.
    Recomecei a ler devagar (por ser em inglês) o livro que me ofereceste em 2010, Lucia, Lucia (não me recordo do nome da autora)...
    Jinhos e Boas leituras
    Renata

    ResponderEliminar
  2. A mim os livros nao me tiram o sono, só me dao mais sono, qd acabo de os ler a noite fico cheia se sono ;)
    Gostei bastante do "Crime do Padre Amaro" e pensando na altura em que foi publicado, é um grande livro de crítica a sociedade da altura!
    Espero que o livro "Lucia Lucia" te entusiasme para que o leias rapido. Ler noutras línguas é também uma questao de hábito e ajuda bastante a melhorar a nossa proficiencia!
    Bjs

    ResponderEliminar