terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Também há praia por aqui

Sim, aqui em Inglaterra também há praia, desde que se tenha um conceito bastante lato de “praia”: areia nem ve-la… só calhaus no chao. Só será possível apanhar banhos de sol numa cadeira e o sol também nao sei quantos dias por ano brilhará ;)

Mas de resto, a água, o cheiro a maresia e as ondas, está lá tudo. E encontrei-a em Hastings!












A vila vista de West Hills:












Hastings é uma vila na costa sul de Inglaterra (nao muito longe de Franca) que ao longo de séculos se desenvolveu á custa da indústria piscatória. Por isso, logo á entrada da vila, quando se chega de comboio, somos saudados por um belo barquinho:












Mais recentemente, no século XVIII, antes de os ingleses descobrirem Portugal (e Espanha...), vinham a banhos nesta vilazinha . E com o declínio da pesca, a vila passou a dedicar-se cada vez mais ao turismo.

Uma igreja da vila:












Na zona antiga da vila:












Foi um belo (e frio e ventoso) dia passado em Hastings, que terminou numa celebracao original do Thanksgiving americano em que se comeu sopa, tortilha, bolo marmore e nao havia perú e se ouviram cancoes gregas em vez de se "dar as gracas" :)

4 comentários:

  1. Que uma inglesa diga que têm praias...eu admito, mas uma portuguesa como tu que até conhece Monte Gordo (a melhor praia do mundo ...e arredores :) )dizer que esteve num local em que não havia areia...só calhaus, sol nada...água fresquinha...e chamar-lhe PRAIA....só porque tem água do mar...é uma ofensa para as verdadeiras praias..:))))
    Pelas fotos parece-me ser uma vila muito bonita, com edifícios antigos espectaculares, mas não lhe chames "praia"...por favor :))).
    E eu ainda tenho uma foto tua na "praia" de casaco de fazenda e toda encolhida com o frio....:))))))). Mas continua a contar coisas porque a "tua mãe preferida" aprende sempre qualquer coisa e divirte-se imenso a comentar....

    ResponderEliminar
  2. Bem, já não estou a achar piada nenhuma a isso dos Calhaus... É alguma indirecta???

    Se têm alguma coisa contra digam logo, escusam de estar com indirectas...

    Bela prainha... Sol a escaldar e tudo à maneira... :P

    Beijos de um dos 9 primos direitos, do lado materno, preferidos!!!

    ResponderEliminar
  3. Ó Dona Luzinha, pobre tem que se contentar com pouco :P Quando estou deste lado, Hastings tem praia. Quando estou desse lado, Hastings tem costa :)

    PP, meu primo preferido dos que vivem no Congo Brazaville!! Nao tenho nada contra os calhaus!! :P Adoro calhaus e rochas :)

    ResponderEliminar
  4. Paulo, anda sempre a queixar-se, se a praia não tem calhaus, o problema é das rochas, se não é das rochas o problema é a luz, se não é da luz é porque o céu está escuro e parece tudo preto. Quando tudo está perfeito é um dia para reis.

    ResponderEliminar